sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Presos quatro suspeitos da chacina do Uberaba

GAZETA DO POVO, 9 de outubro de 2009

Primeira prisão ocorreu na segunda-feira e as outras três na madrugada desta sexta. Oito pessoas morreram e duas ficaram feridas na chacina


Quatro dos seis suspeitos de envolvimento na chacina que deixou oito mortos e dois feridos no bairro Uberaba, em Curitiba, estão presos, informou a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) na manhã desta sexta-feira (9). De acordo com a secretaria, o primeiro suspeito foi preso na tarde de segunda-feira (5), dois dias depois do crime, que ocorreu na noite de sábado (3). Os últimos foram detidos na madrugada desta sexta.

A secretaria não informou onde ou em que situação os suspeitos foram presos, mas disse que um deles seria o mentor da chacina. Uma entrevista coletiva será concedida às 11 horas na Delegacia de Homicídios com a presença do secretário de estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, para dar mais detalhes sobre o caso.

Segundo moradores do bairro, a chacina teria ocorrido após um toque de recolher anunciado por volta das 20h30 do sábado. Depois de duas horas, seis homens, em três carros, teriam passado atirando a esmo, matando quem estivesse pela frente. Entre os mortos, uma criança de 5 meses e a mãe, que voltavam para casa após sair da igreja.

A polícia nega que tenha havido toque de recolher. O delegado Hamilton da Paz, da Delegacia de Homicídios, afirma que o crime foi cometido para vingar o assassinato de um adolescente que seria sobrinho de um traficante da região. “Foi o caso de um adolescente preso por um homicídio. Liberado pela Justiça, esse adolescente voltou ao local e foi morto pela quadrilha rival. Para se vingar, o tio dele que é traficante organizou e cometeu estes assassinatos”, disse o delegado nesta semana.

A polícia identificou as quatro armas – uma carabina ponto 30, uma pistola 9mm, uma calibre 380 e uma ponto 40 – e os três carros usados pela quadrilha – uma Parati prata, um Corsa vermelho e um Opala preto.

As vítimas foram identificadas como Moisés Pereira Silva, de 28 anos, Marcos Aurélio Mateus de Lima, 17, Valdir Francisco Santos, 19, Everaldo dos Santos Silva, 25, Jancarlo da Silva, 20, e Jéferson Carvalho da Silva, 25, Nilza Ribeiro dos Santos, 29, e Mateus Alves da Silva, 5 meses. Por motivos de segurança, a polícia não divulgou a identidade das duas pessoas que ficaram feridas, mas afirmou que elas passam bem.


Polícia do Paraná prende seis e elucida chacina no Uberaba
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DO PR, 9 de outubro de 2009, 10h02m

Equipes da força-tarefa determinada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública prenderam, nesta quinta-feira (09), quatro homens e elucidaram o crime que matou oito pessoas e feriu outras duas na noite de sábado (03), na Vila Icaraí, bairro Uberaba, região Leste de Curitiba. Os quatro confessaram a participação nos assassinatos. Os outros dois presos ao longo da semana também são da quadrilha e um deles pode ter participado do crime. Entre os presos está Wagner Jayson Pascoal, 23 anos, apontado como líder da quadrilha e mentor da chacina. Em depoimento, os quatro alegaram vingança contra a comunidade da Vila Icaraí pelo assassinato de um adolescente no local.

Junto com a quadrilha a polícia apreendeu uma pistola Jericó 9 mm de fabricação israelense usada no crime. “O que aconteceu lá foi o seguinte: inicialmente, um mecânico – provavelmente traficante, pequeno traficante – foi assassinado por um menino de 17 anos. Um morador do bairro vizinho organizou um grupo para vingar. Usaram crack e entraram atirando. Ao contrario do que disse a imprensa, não houve toque de recolher. Foi uma operação maluca de um grupo de malucos, meninos de 20, 22 anos, moradores das regiões pobres da cidade”, informou o governador Roberto Requião.

Nenhum comentário: