sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Conselho de Ética do PRP decide pela expulsão do vereador Rodrigo Gouvêa

JORNAL DE LONDRINA, 9 de outubro de 2009

Vereador londrinense respondia a um processo por infidelidade partidária, por ter apoiado o prefeito Barbosa Neto, no chamado terceiro turno das eleições municipais


O Conselho de Ética do diretório estadual do Partido Republicano Progressista PRP decidiu, na noite de quinta-feira (8), expulsar o vereador londrinense Rodrigo Gouvêa. Ele respondia um processo por infidelidade partidária porque apoiou o prefeito Barbosa Neto (PDT), no chamado terceiro turno das eleições municipais, enquanto a coligação do partido estava apoiando o candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB).

O pedido foi feito há cerca de dois meses pelo filiado Noel Carlos de Lima, que entrou com representação na executiva municipal, que encaminhou para a instância estadual, já que não existe conselho de ética na comissão provisória do partido em Londrina.
saiba mais
Diretório do PRP decide nesta quinta sobre expulsão de Rodrigo Gouvêa

Segundo o presidente estadual da legenda, Jorge Luís de Paula Martins, o vereador tem prazo de sete dias para apresentar a sua defesa. Gouvêa também poderá recorrer da decisão no diretório nacional do partido. “Existe essa possibilidade, mas na história do nosso partido nunca houve uma contra-decisão do diretório nacional às medidas impostas no estado. Até porque o Conselho de Ético é soberano em suas decisões”, afirmou.

De acordo com Martins, como o Estatuto do partido prevê a “preservação do direito de defesa”, a decisão pode ser contestada pelo vereador. O presidente acredita que o parecer final da Comissão de Ética deve sair em um prazo de 15 a 20 dias.

Se a decisão de expulsão for mantida, Martins informou que o próximo passo do PRP estadual será a solicitação da vaga ocupada por Rodrigo Gouvêa. “Se essa for a decisão final, vamos comunicar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pedir a vaga, pois ela é do partido e não do político. O candidato precisou dos votos de outros candidatos do PRP para conseguir se eleger”, finalizou.

A reportagem está tentando contato com o vereador Rodrigo Gouvêa para ele comentar a decisão do partido.

Suspeitas
O vereador Rodrigo Gouvêa (PRP) está sendo investigado pelo Ministério Público (MP) por suspeita de cobrar propina para votar leis. Ele também está sob a suspeita de manter uma funcionária fantasma em seu gabinete – o que ele nega.

Ele já foi denunciado por corrupção passiva em setembro, pelo Ministério Público de Londrina, que também pediu o afastamento dele sob o argumento de que o vereador pode atrapalhar a investigação.

Nenhum comentário: