terça-feira, 3 de maio de 2011

A realidade das ruas é bem diferente da fala dourada dos gabinetes

INSTITUTO AME CIDADE, 3 de maio de 2011

O vice João Carlos assume o cargo numa cidade com muitos problemas, ao contrário do que disse o prefeito Amin Hannouche (PP) durante a transmissão do cargo. Vejam um trecho do que Hannouche disse: “Tenho certeza que ele (João Carlos) dará seqüência em tudo de bom que está acontecendo em nosso município. É um momento em que a situação, administrativamente, está em ordem, assim como politicamente e neste momento encaminhamos para uma posição de destaque em relação a outros municípios”.

Quem é que não gostaria de morar numa cidade assim? Pena que seja uma peça de ficção que só resiste dentro de confortáveis gabinetes. Nas ruas a coisa é muito diferente.

Cornélio Procópio está com altíssimos índices de dengue. É uma das quatro regionais – as outras são Foz do Iguaçu, Londrina e Jacarezinho – que concentram 84,2% dos casos notificados e 90,9% dos confirmados de dengue no Paraná. Este ano a cidade já teve uma morte causada pela epidemia.

O Jornal Estadual da RPC indicou Cornélio Procópio como sendo o município que alcançou maior índice de infestação no Estado considerando-se a relação entre o número de habitantes e de casos notificados.

Outro grave problema que aflige a cidade é da segurança. O procopense sofre som assaltos, roubos, furtos e o tráfico de drogas. O número de crimes é bastante alto, inclusive o índice de homicídios.


Cornélio Procópio é o município do Paraná
com
o maior indice de infestação pela
dengue,
considerada a relação entre o número de habitantes e casos notificados


Para desmentir a dourada fala de Hannouche, feita durante a transmissão do cargo na Prefeitura, depois do anúncio da licença a sua casa sofreu uma tentativa de furto.

Os números oficiais também falam outra linguagem. Neste primeiro trimestre o índice de homicídios dolosos na cidade aumentou de 12 para 17 em relação ao trimestre do ano passado. Os dados são do relatório estatístico criminal divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

E tem também a impressionante buraqueira que toma conta das ruas da cidade, a precariedade de serviços, a falta de manutenção do patrimônio público, e tantos outros problemas reais, muitos deles colocando em risco de forma direta a integridade física e a saúde da população, como é o caso da alta criminalidade e a dengue.

É uma realidade muito diferente do otimismo fácil e sem nenhuma substância dos discursos de gabinete.


3 comentários:

Ilusão disse...

Tudo de bom que está acontecendo no município? Onde? Onde? Seria bom o prefeito mostrar isso para a população que sofre com uma cidade mal administrada.

Anônimo disse...

É verdade, em poucas linhas o Instituto conseguiu sintetizar toda a triste situação que vive Cornélio Procópio.
O discurso vazio do ilustre Prefeito é nitidamente de quem sequer vive a realidade da cidade que 'diz' que administra.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a postagem anterior e vou mais além; Os discursos vazios do prefeito hoje são completados pelos papagaios de piratas que substitui o ex. Secretário vendedor de sonhos "Iran", não com a mesma competência, mais mostram que são bons alunos, os falantes "Marcelo Villa e Silvio Cunha".
João Carlos Lima tome cuidado, pois o terreno esta molhado e escorregadio.
Parabens a todos que com ética e moral mostram a realidade ao povo.