segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dilma dá a entender que câncer a reaproximou de Deus

FOLHA DE S. PAULO, 11 de outubro de 2010


Em visita hoje ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) deu a entender que a doença que enfrentou no ano passado foi o fator que a reaproximou de Deus.

Dilma tem sofrido ataques por ter mudado suas posições religiosas desde que se tornou candidata. Em sabatina à Folha, em 2007, quando era ministra da Casa Civil, afirmou que se "equilibrava nesta questão [existência ou não em Deus]".

"Eu tive um processo recente e este processo me fez retomar várias coisas que estavam já dentro de mim. Essas questões dizem respeito a mim e eu não autorizo, não legitimo ninguém a julgar minha crença. Acho que isso é o cúmulo do preconceito", afirmou.

Sobre as insinuações de que não é cristã, afirmou: "ninguém tem o direito de dizer qual é a minha crença, ninguém tem direito de fazer isso. Quem pode julgar sobre crença religiosa é Deus".

Dilma participou da missa das 9h, mas não comungou. Mais tarde explicou que prefere uma posição "mais recatada". "A minha religião diz respeito à minha convicção, é uma questão muito pessoal".

Esta foi a primeira visita de Dilma ao Santuário. Depois da missa, ela deu entrevista à TV Aparecida. Prometeu levar o trem-bala para a região, para que mais romeiros possam ir ao santuário.

Sobre os motivos para ir ao local, Dilma afirmou que desenvolveu "devoção especial por Nossa Senhora Aparecida, por circunstâncias recentes em minha vida".

Perguntada se tinha sido o câncer linfático que enfrentou no ano passado, ela afirmou que "preferia não falar sobre isso, é uma questão pessoal, privada".

Ela voltou a falar sobre os rumores de que tem sido vítima e citou diretamente a mulher de seu adversário, José Serra, Mônica Serra, e o vice de Serra, Índio da Costa. "Eu passei muito tempo calada sobre essas acusações. Quando eu vi o tamanho que tinha tomado essa central organizada de boatos, eu resolvi tornar isso algo público e compartilhar com a população", disse.

Ela atacou Serra falando da Guerra do Vietnã. "Havia uma subestimação total da capacidade do Vietnã reagir à maior potência. Da parte do meu adversário, não sei porque ele tem a mania de subestimar as pessoas e se achar superior a elas".

Durante a visita, Dilma foi muito aplaudida, mas foi também criticada por fiéis que disseram que a visita dela era uma tentativa de "transformar o santuário em palanque".

Ela defendeu ainda um retorno aos "valores éticos e morais", falou da família e disse que pretende estimular adoções de crianças no país, caso eleita.

Nenhum comentário: