quinta-feira, 3 de junho de 2010

Prefeitura e Vigilância Sanitária avisam que dengue é "alarmante" em Cornélio Procópio

AGORA CORNÉLIO E RÁDIO CORNÉLIO, 3 de junho de 2010


A diretora do departamento municipal de Saúde, enfermeira Alexsandra Mariucci (foto) reuniu a imprensa nesta última terça-feira (dia 1º de junho) para falar que a dengue assumiu índices alarmantes em Cornélio Procópio. Na coletiva, ela estava acompanhada da chefe da Vigilância Sanitária, Tânia Elizabeth Castilho Langer e da chefe do setor de epidemiologia do município, Claudiane Andrade. Ao todo, existem 52 casos confirmados de dengue em nossa cidade e 221 confirmados até agora. Suspeita-se também que uma mulher de 71 anos teria morrido vítima da doença no Jardim Primavera.

Diante disso, a prefeitura decidiu realizar neste sábado (dia 5 de junho) um mutirão de limpeza em toda zona norte da cidade, voltado a recolher materiais que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. O trabalho será feito inicialmente no Jardim Primavera, Jardim Nova Esperança, Vale Verde e Vila Independência onde o índice de infestação do aedes aegypti é maior. Ela pede a colaboração da população nesta iniciativa da área de saúde local. O Conjunto Florêncio Rebolho também tem índice preocupante da doença e passará igualmente por um mutirão de limpeza no sábado seguinte (dia 12 de junho).

Segundo técnicos da área sanitária, o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, tem vida útil de até 45 dias, período suficiente para picar muita gente e espalhar a doença por várias regiões da cidade. Alexsandra Mariucci ressaltou que a maior preocupação das autoridades sanitárias é quanto a falta de conscientização de muitas pessoas sobre a gravidade do problema. "O Ministério da Saúde faz campanhas na mídia, mas mesmo assim muitas pessoas ainda não têm noção da gravidade da doença que pode até matar", observou. A diretora do departamento municipal de Saúde lembrou que uma recente pesquisa feita no município de Cornélio Procópio mostrou que 40% da população desconhecia os riscos da doença.

Os principais sintomas da dengue clássica são: dores de cabeça e muscular, febre alta, vermelhidão no corpo, aumento das glândulas linfáticas e comprometimento das vias aéreas superiores. Depois de cinco a sete dias, acaba o ciclo do vírus no doente, este melhora e fica imunizado para esse sorotipo que o infectou. Na dengue hemorrágica, além da febre e das dores de cabeça e muscular, o doente também apresenta hemorragias gastrointestinal, cutânea, gengival e nasal, tontura e queda de pressão. Em razão das hemorragias, este tipo de dengue pode matar. Prevenção: Não deixe água acumulada, em pneus, caixa de água. Uma água parada em uma simples tampinha de garrafa pode servir para proliferação do mosquito aedes aegypti.

Nenhum comentário: