quarta-feira, 26 de maio de 2010

Presidente de sindicato da Assembleia Legislativa acusa tentativa de intimidação

GAZETA DO POVO, 26 de maio de 2010

Cerca de 15 seguranças e funcionários da Assembleia paranaense teriam invadido a sede da entidade para forçá-la a renunciar ao cargo


A presidente interina do Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Paraná (Sindilegis), Diva Scaramella Ogibowski, acusou funcionários e seguranças da Casa de estarem tentando intimidá-la. Segundo Diva, um grupo de cerca de 15 pessoas invadiram a sede do sindicato, que fica no centro de Curitiba, para forçá-la a assinar uma carta de renúncia da presidência da entidade. Ela disse que se negou a assinar o documento e foi ameaçada.

Esse foi o segundo incidente envolvendo recentemente o Sindilegis – cujo presidente oficial é o ex-diretor-geral da Assembleia Abib Miguel, o Bibinho, preso há cerca de um mês sob acusação de chefiar um esquema de desvio de dinheiro público da Assembleia Legislativa (AL).

No fim do mês passado, o sindicato obteve uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná que restringia o acesso do Ministério Público Estadual aos dados financeiros dos funcionários do órgão.

Menos de uma semana depois de obter a liminar, Diva deu uma entrevista à Gazeta do Povo e à RPC TV contando que teria sido “usada” e “enganada” para obter a liminar. Uma das pessoas citadas por Diva foi Antônio Carlos Gulbino, que até então era diretor de pessoal da Assembleia. Depois disso, o MP pediu o afastamento do diretor e uma sindicância interna foi aberta pela Assembleia para apurar o caso. Após a entrevista, Diva decidiu desistir da ação judicial proposta pela entidade para impedir o acesso de informações dos servidores do MP.

Sem queixa oficial

Diva procurou ontem os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga as denúncias contra a Assembleia. Mas preferiu não registrar a queixa de ameaça.

Ela contou que esteve no sindicato ontem para fazer uma cópia dos registros de imóveis adquiridos na gestão dela. “Peguei também um extrato do banco que tinha R$ 400 mil [do sindicato] aplicados”, contou. “Daí eles entraram invadindo, dizendo que o sindicato estava sob intervenção.”

Depois do ocorrido ontem, Diva disse que pensa em deixar o cargo de presidente interina do Sindilegis. No último dia 17, 16 dos 20 integrantes da atual diretoria do sindicato assinaram um documento pedindo destituição dos atuais dirigentes da entidade e a convocação de uma assembleia extraordinária para escolha de uma junta governativa. No documento, a que a reportagem teve acesso, constam até as assinaturas do presidente afastado Abib Miguel e do tesoureiro afastado José Ary Nassiff (este, ex-diretor administrativo da Assembleia). Nassif, assim como Bibinho, também está preso sob a acusação de desvio de dinheiro público.

Outro lado
A reportagem da Gazeta do Povo procurou ontem a Assembleia para comentar a acusação de que seguranças da Casa teriam participado da invasão no sindicato. A diretoria de comunicação do Legislativo informou desconhecer o fato e que não comenta assuntos relacionados ao Sindilegis.

Nenhum comentário: