quarta-feira, 26 de maio de 2010

Municipalização da água volta a ameaçar Cornélio Procópio

AGORA CORNÉLIO E RÁDIO CORNÉLIO, 26 de maio de 2010


A possibilidade de municipalização da água em Cornélio Procópio volta a ganhar espaço na mídia local. No ano passado, a mesma notícia provocou preocupação na população. O próprio prefeito Amin Hannouche tem dito que a municipalização vai baratear o custo da água e do esgoto para os consumidores. A discussão ganha dimensão porque o contrato de concessão de serviços com a Sanepar acabou e tudo leva a crer que a prefeitura não tem mais interesse na renovação. O vereador Ricardo Leite (foto), que é o líder do prefeito na Câmara, admite dificuldades nas negociações com a diretoria da Sanepar onde hoje tem um procopense que é ex-prefeito de Cornélio Procópio e opositor da atual administração do município, Hermes Fonseca. As dificuldades alegadas pelo vereador da coligação do prefeito dizem respeito na liberação de recursos pedidos pelo município para renovar o contrato.

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob esteve na cidade e durante audiência pública realizada no Centro Cultural Galdino de Almeida, disse que tudo estava caminhando bem para a assinatura de um novo contrato de concessão de serviços por mais 30 anos entre a Estatal e o município de Cornélio Procópio. Sabe-se que a prefeitura pediu para renovar o contrato de concessão serviços de infraestrutura no terreno de 26 alqueires adquirido próximo ao parque de exposições Arthur Hoffig para instalação de novas indústrias. Na verdade, a possibilidade de municipalização da água em Cornélio Procópio gera preocupação aos mais de 70 funcionários da Sanepar local.

No portal da Rádio Cornélio os internautas também manifestam preocupação com esta possibilidade, porque a maioria entende que a Sanepar presta um ótimo serviço à população no tocante a água, apesar de considerar o custo do esgoto elevado demais e que o município poderia negociar para barateá-lo. Isso porque corre nos bastidores da política procopense que já está tudo esquematizado para que prefeitura assuma o sistema de água e esgoto em Cornélio Procópio. Isso preocupa porque a cidade tem hoje índice de 92.3% de cobertura de rede de esgoto e a maioria não acredita que a prefeitura tenha condições de arcar com os serviços prestados hoje pela Sanepar. Isso apesar da atual administração ter alegado que a municipalização da água deu certo em cidades da região como Bandeirantes, Ibiporã e Sertaneja. A última renovação de contrato de serviços entre o município de Cornélio Procópio e a Sanepar foi feita na gestão do falecido prefeito Michel Dib que sucedeu Nelson Miyamoto, atualmente subprefeito do distrito de Congonhas.

Em 2008, o então gerente do escritório regional da Sanepar, engenheiro Milton Borghi havia anunciado que a empresa investiria R$ 1 milhão na ampliação da estação de tratamento de água Esses recursos serão utilizados na ampliação da estação de tratamento de água, localizada nas proximidades da Vila América. "Hoje, a população de Cornélio Procópio que consome praticamente 500 mil litros de água por hora e com a ampliação da estação de tratamento de água, esse número aumenta para 600 mil litros", destacou na oportunidade. A Sanepar está presente na vida da cidade há mais de 50 anos.

Nenhum comentário: