segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pé na Faixa: Primeiro dia de fiscalização termina com 84 motoristas multados em Londrina

JORNAL DE LONDRINA, 31 de maio de 2010

Ao todo, foram sete pontos de fiscalização e 15 agentes destacados para vigiar os trechos onde estão instaladas placas da campanha “Pé na Faixa”


Oitenta e quatro motoristas foram multados nesta segunda-feira (31), no primeiro dia de aplicação de multas a motoristas que não dão preferência aos pedestres em faixas de Londrina. Ao todo, foram sete pontos de fiscalização e 15 agentes destacados para vigiar os trechos onde estão instaladas placas da campanha “Pé na Faixa”. A campanha teve início há aproximadamente nove meses e deixou de ser apenas de conscientização.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promete continuar com a aplicação de multas nos trechos onde há faixa de pedestre e não tem semáforos.
Alguns dos trechos que recebeu a fiscalização nesta segunda-feira foram a Avenida Bandeirantes, em frente ao Hospital Evangélico (HE), na Rua João Cândido, em frente às Lojas Americanas, na Avenida São Paulo, em frente ao Bosque, na Avenida Juscelino Kubitschek, em frente ao Colégio Londrinense, e na Avenida Rio de Janeiro, em frente aos Correios, entre outros pontos. “Os agentes apitavam para o motorista saber que estava sendo multado. Não dá mais para parar. Já passou desse tempo”, disse o assessor da CMTU, Leandro Rosa.

Rosa disse que nenhuma das rotatórias recebeu fiscalização de agentes. Em algumas delas, há a placa da campanha, entre elas a da Rua Minas Gerais e Rua Souza Naves, e Avenida Tiradentes, atrás do Colégio Marista. “Nas rotatórias, pedimos um projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL) para fazer readequações”, disse o assessor. Segundo ele, a ideia é que as faixas de pedestres sejam transferidas do início das rotatórias para outros pontos das ruas.

O artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, desde 1998, a penalização para quem desrespeitar a faixa de pedestres. A multa é de R$ 192 e mais a perda de sete pontos na carteira de habilitação. Dos dias 2 a 28 de maio ocorreram 46 atropelamentos em Londrina. Em maio do ano passado, foram 51, contra 53 acidentados em 2008.

Passo a passo do “Pé na Faixa”
Para atravessar, o pedestre deve sinalizar com a mão, como se estivesse pedindo para o ônibus parar, e aguardar até que o motorista visualize seu pedido e lhe dê preferência. A travessia deve ser feita sempre pela faixa de pedestres e, por segurança, nenhum pedestre deve circular no meio dos veículos.

A placa “Pé na Faixa” é parada obrigatória para o motorista. Para evitar uma colisão com o carro que vem atrás, ele deve sinalizar com o pisca-alerta e acenar com o braço esquerdo para cima e para baixo – sinal que indica a diminuição de velocidade.

Nenhum comentário: