segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Amizades que falam por si

INSTITUTO AME CIDADE, 28 de dezembro de 2009


Diga-me com quem andas e eu te direi quem és. Chega a ser impressionante a reação causada nos setores da situação em relação a associação histórica entre o prefeito Amin Hannouche (PP) e seu grupo com o ex-deputado José Janene, processado no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no notório escândalo do mensalão.

A ascendência de Janene sobre Amin Hannouche já bem conhecida em toda a região. A novidade para a população é a entrada em cena do deputado estadual Luiz Romanelli (PMDB). Romanelli é líder do governo Requião na Assembléia paranaense, o que fazia crer que, caso ele fosse visto abraçado com Janene a providência mais sensata seria apartar.

Mas não é o que os fatos mostram. Romanelli tem uma ligação fraternal com Janene. Tivemos informação de que o deputado peemedebista até ficou muito bravo com esta informação que agora corre por Cornélio Procópio e região, mas nos baseamos apenas em fatos.

Vamos a eles. Parece coisa de inimigo político, mas foi o próprio deputado Romanelli quem disse que se orgulha de ser comparado a José Janene. E Romanelli fez a afirmação carinhosa em um reduto pepista das comunicações no Paraná, o programa do radialista José Leite, na rádio Graúna.

Vamos à fala do radialista em um programa de junho deste ano, transcrita literalmente: “O Romanelli, ontem dando uma entrevista pra nós aqui, o Romanelli disse o seguinte, que um dos orgulhos que ele tem, é quando ele chega nas cidades e o comparam ao Janene: olha, ser comparado como o Janene, Zé Leite, pra mim é uma honra”.

O mais interessante é que a revelação de José Leite foi feita no meio de uma conversa amigável entre ele, o próprio Janene e o prefeito Amin Hannouche. Estavam tão em casa que chegaram a dizer até que Janene estava "mais bonito". Para falar bem do ex-deputado federal, o radialista usou como exemplo a suposta visita de um suposto candidato a deputado, sem dar o nome, que teria buscado seu apoio. José Leite garantiu que não deu o apoio porque o candidato disse que não faria assistencialismo − que o radialista chama erradamente de “área social”, mas que consistiria, segundo ele mesmo, em dar cadeiras de roda para necessitados em seu programa de rádio.

No mesmo programa de rádio, Janene fez questão de retribuir os elogios feitos por Romanelli. Vamos transcrever novamente de forma literal: “Quero aproveitar aqui também para deixar um abraço muito forte ao Romanelli, porque o Romanelli é um grande amigo. Ele faz as coisas do fundo do coração. Sempre me dei muito bem com o Romanelli. O Romanelli sempre foi uma pessoa muito prestativa. Tanto quanto (sic) foi deputado, que é deputado hoje, tanto quanto (sic) exerceu cargo público, especialmente na área da Habitação”.

7 comentários:

Londrinense disse...

Parabéns Instituto AME, Leio todos os dias o blog.
Observo a agressividade com que as materias tão bem elaboradas de voces, são comentadas pela situação.
Cornelio esta trilhando um caminho certo e esta situação me parece irreversivel.

Do lado de Cornelio disse...

Está havendofalta de senso critico em alguns internautas que fazem comentarios.
Eu entendo que os textos trazem uma reflexão sobre o caso do pedido de cassação da vereadora Aurora.
Todostem sempre que ter em mente que quem pediu a cassaçaofoi o diretorio municipal do PP, na pessoa do seu presidente Luiz Amancio, representante regional do Creia.
A reflexão é a seguinte: SERA QUE ESTA TURMA DO PP TEM MORAL PARA PEDIR A CASSAÇÃO DA VEREADORA MAIS ETICA, BATALHADORA, COM VIDA DIGNA, HONESTISSIMA.

Anônimo disse...

É isso aí.
Falta é muito senso crítico por parte de alguns cidadãos de Cornélio.

Sinto que é necessário ainda muito debate para amadurecer a discussão sobre a ética em nosso município.

Eleitor consciente disse...

Infelizmente Cornélio Procópio ainda não está amadurecida politicamente para discutir ética e moral, poucos são os procopenses que tem esta capacidade, infelismente na atualidade, são excessões a regra, cito a vereadora Aurora, mulher séria, honesta e cumpre o seu papel verdadeiro de vereadora, que é o de fiscalizar e legislar. Teremos que repensar nossos candidados nas próximas eleições, elas ( as eleições)estão chegando e estes que não tem compromisso com a comunidade procopense apresentarão alguns candidatos que também não terão compromisso com nossa cidade. Jogo de interesses, não sei, na verdade sei, mas deixo para que cada um faça a sua reflexão. Acorda Cornélio.....

procopense de verdade disse...

Quero dizer que falta memória ou quem escreve estas matérias por não conhecer a histótia política de cornélio procópio não cita que na matéria em que fala do deputado janene que o ex-prefeito e líder político deste instituto josé ant. fonseca é quem apoiou em várias eleições o ex-depuatdo janene e se alguém tirou dinheiro do povo com mensalão quem ajudou eleger é culpado disso, pois o povo acreditou no então prefeito e votou no deputado dele. Farinha do mesmo saco hein!!

Anônimo disse...

Muito feliz o comentário anterior que mostra claramente que o Instituto AME Cidade não possui vínculo politico com pessoas ligadas a política local ( emboras possua pessoas ligadas a grupo politico como filiados ), como afirma as pessoas que o Instituto causa incomodo no momento por denunciar atos corruptos na administração publica.
Os membros do AME são chamados de derrotados politicos, enquanto na verdade são defensores dos direitos dos cidadãos, principalmente aqueles mais carentes, os quais são enganados diariamente com falsas promessas e mentiras, pelos atuais administradores do patrimônio publíco.
E com certeza o Instituto continuará fazendo seu trabalho em pról da comunidade no futuro, independentemente de quem for o proxímo prefeito e vereadores.
O que queremos para o nosso povo é dignidade e respeito, coisa que há muito tempo esta em falta no nosso municipio.
Uma pena o Instituto AME Cidade não existir a pelo menos vinte anos, assim teríamos uma cidade bem melhor com certeza.
E não se esqueçam que os Senhores José Leite e Luiz Carlos Amâncio, sempre foram e ainda são, os verdadeiros cabos eleitorais do ex. Deputado José Janene.

Anônimo disse...

Como leitor deste blog gostaria de registrar.
Como lembrança vale a pena citar que na grande lista de HOMENS PUBLICOS do Partido Popular (PP), encontramos alem dos de nossa cidade; Luiz Carlos Amâncio, José Leite, Vanildo Felipe Sotero e outros, os Ilustres Senhores; Severino Cavalcanti, Paulo Salim Maluf, Antonio Cassimiro Belinati, Amin José Hannouche, José Janene e tantos outros......