quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sobre enganações que não devem durar

Falemos mais de Abraham Lincoln, o presidente que dirigiu os Estados Unidos no período em que aquele país se definiu como Nação. Lincoln foi um estadista respeitável e deveria ser lembrado mais vezes, especialmente nestes tempos em que qualidades como as dele — inteligência, retidão de caráter, capacidade de trabalho, sobriedade, senso de democracia — andam em falta em nossa política.

Ele simboliza a política feita com objetividade e que traz resultados de qualidade, a política sem a lorota e a enganação que acabam por afastar as pessoas de bem dos assuntos públicos e atrasar a História de qualquer país.

Lincoln foi um grande criador de expressões definidoras de um caminho de qualidade para a política. O já citado "governo do povo, pelo povo e para o povo" vem de um importante discurso seu, proferido na inauguração do Cemitério Nacional de Gettysburg, em novembro de 1863, onde quatro meses antes se deu uma batalha decisiva, no combate com o maior numero de vítimas na Guerra Civil e com resultado favorável à unificação dos Estados Unidos.

É um discurso curto e tornou-se o mais famoso da história daquele país. Em menos de três minutos, Lincoln definiu a igualdade e a importância da unidade para a preservação da democracia e do bem comum.

O que Lincoln fez foi eliminar a pomposidade dos discursos políticos e investir em uma linguagem direta. Ele tem outros escritos políticos, todos de alto valor literário. E com isso transformou não só a política ocidental. Ele ocupa um papel destacado na modernização da língua inglesa, que levou a escritores como Mark Twain e Ernest Hemingway e, por influência dessa literatura no mundo, transformou também outras línguas.

Com já dissemos, Lincoln é um criador de ótimas expressões. E sobre o que vem acontecendo em Cornélio Procópio, tem uma frase dele que explica bem uma situação que com certeza não há de perdurar: "Pode-se enganar todas as pessoas durante algum tempo; pode-se até enganar algumas pessoas durante o tempo todo; mas não é possível enganar todas as pessoas durante o tempo todo".

9 comentários:

Lúcio disse...

Esse pessoal pensa que engana, mas a cidade já conhece eles muito bem de outros mandatos. E essa denúncioa das diárias mostrou que se não forem bem vigiados gastam o dinheiro do povo sem nenhum escrúpulo. Força para o Ame Cidade e qualquer cidadão que luta por transparência.

Anônimo disse...

Que textos maravilhosos. Quem é o autor, que merece os nossos parabéns. AME está no caminho cero, com competencia, clareza, sutileza.
Parabéns mais uma vez
Deixo como sugestào imprimir outro jornal para quem nào tem internet.

Anônimo disse...

Vai sair a CPI das diárias ou não vai?

Eliseu disse...

É isso aí, citando grandes homens a baixa estatura moral desse pessoal fica ainda mais evidente. Ainda acho que mesmo que não esteja acontecendo roubo no caso das diárias mesmo assim é muita grana, é próximo de 70 mil só no que o Instituto Ame Cidade pesquisou. Vamos acabar com esse negócio de vereador fingir que vai para Curitiba trabalhar.

Inácio Rocha disse...

A Câmara tem obrigação de ser transparente e ainda mais, também é a instituição que tem que defender a transparência na cidade fiscalizando os atos da Prefeitura, inclusive obras. Quando o presidente da Câmara fica acusando a sociedade civil organizada é sinal que as coisas vão mal.

Anônimo disse...

solicito ao instituto Amecidade que divuge os gastos com as diárias de todos os vereadores, pois de qualquer forma, além do escandalo envolvendo os quatro vereadores, a sociedade tem que saber porque os vereadores estão gastando tanto.
Sugiro, em letras garrafais, o gasto e os motivos das viagens.
Este é o momento exato exato para as mascaras cairem.

Mário da Silva disse...

Estou acompanhando o caso deste escandalo pelo pelo blog de voces.Os envolvidos e turna estão queimando influencia e muito dinheiro nosso, para abafar o caso.
Também estou decepcionado com o Dr, João Carlos, e não consigo entender porque ele está se sujeitando a este papelão. O que tem por trás disto?
A vereadora Aurora, a única verdadeira descente, consegui abrir a CPI?
Qual o pronunciamento do Misnistério público?
Jornalista José Leite que decepção e mau exemplo está dando para a comunidade não falando sobre o assunto, porque o poder é transitório e depois como você vai receperar a imagem do programa.

Anônimo disse...

Olá Mário da Silva,
Infelizmente ainda não houve a instauração de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito).
É necessário que pelo menos três vereadores assinem o pedido...
Quanto ao MP, o Instituto ainda não obteve resposta.

Instituto AME Cidade

Anônimo disse...

Anônimo:
As despesas com diárias foram publicadas no Jornal.