quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Prefeito de Cornélio Procópio joga no lixo o respeito político e o senso de democracia

INSTITUTO AME CIDADE, 19 de janeiro de 2012


O ex-prefeito de Cornélio Procópio, Hermes Fonseca (PMDB), deu uma entrevista ao programa RC Repórter nesta quinta-feira, quando denunciou que as placas oficiais da Praça Botafogo, colocadas durante sua administração na reforma da praça feita no cinqüentenário da cidade em 1988 foram arrancadas, destruídas e jogadas no lixo.

O ex-prefeito mostrou as fotos do que pode ser chamado de um vandalismo oficial, já que a destruição foi feita durante reforma que está sendo feita pelo atual prefeito Amin Hannouche (PP). A foto foi publicada no blog do jornalista Odair Matias, apresentador do RC Repórter, e pode ser vista ao lado.

Abaixo, veja a placa antes da destruição. Na época em que foi instalada a placa, a Praça Botafogo passou por uma ampla reforma que a deixou com estruturas que permitiam seu uso de forma completa pelos moradores da região e a população em geral.

A placa foi arrebentada à marretadas e jogada em um lixão mantido pela Prefeitura. Segundo Hermes, a ação foi presenciada por várias pessoas e uma delas entregou para ele a foto da placa abandonada no lixão. O ex-prefeito disse na entrevista que vai levar a denúncia ao Ministério Público.

É evidente que uma destruição como esta só poderia ser executada com as ordens do prefeito Hannouche. Esta atitude da sua administração causa indignação, mas de forma alguma qualquer procopense terá ficado surpreso, já que ao lado da incapacidade técnica também a mesquinharia política tem sido uma marca política sua nos dois mandatos consecutivos que findam este ano.

Com ações desse tipo, o prefeito desrespeita com seu autoritarismo a convivência democrática, cujo princípio básico é o respeito às ações políticas e públicas do conjunto da população, inclusive dos adversários políticos. Pode-se dizer que, lançando fora as placas oficiais de um prefeito anterior, Hannouche de um modo grosseiro jogou no lixo também o respeito político devido a todo cidadão e o senso de democracia.


O prefeito deixa o patrimônio
público sem nenhuma manutenção
para depois gastar muito em reformas

O caso da Praça Botafogo é uma demonstração da maneira desastrosa que ele tem governado Cornélio Procópio. Esta praça sofreu o mesmo abandono de tantas propriedades públicas e locais importantes da cidade desde que Hannouche assumiu o primeiro mandato, em 2004. E assim como outros bens públicos que ele deixa sem nenhum cuidado, deixando de fazer até a manutenção básica, este é um descaso que tem por detrás uma mesquinha maquinação política.

Ao fazer isso, seu propósito é o de deixar ser destruído pela ação do tempo e dos vândalos tudo o que pode lembrar administradores públicos que não fazem parte do grupo que comanda e não atendem ao seu interesse político e eleitoral. Com a destruição causada pelo abandono que ele comete de um modo planejado, o prefeito passa então inventar reformas que possibilitem deixar sua marca na cidade.

O problema é que esse estilo administrativo causa muito mais gastos, pois nem é preciso ser um especialista para saber que quando existe manutenção cotidiana nem é necessário fazer reformas amplas. E com todos os anos de abandono a população também perde bastante em qualidade de vida, pois deixa de aproveitar de forma integral os espaços públicos.

As fotos que apresentamos aqui mostram como ficou a Praça Botafogo com o abandono praticado pelo prefeito de qualquer conservação do que já havia sido construído por um prefeito anterior. Com certeza seria gasto muito menos dinheiro hoje em dia, se tivesse existido a manutenção do patrimônio público, que é obrigação do administrador de uma cidade.

Nos sete anos de Hannouche como prefeito, em Cornélio Procópio são vários os espaços públicos que ficaram abandonados ou em eternas obras, dificultando sua utilização plena pela população ou até sem nenhuma condição de uso. De tanto abandono, teve obra de sua administração que até virou ponto para o uso de drogas, tráfico e prostituição.


A cidade ficou quase oito
anos com lugares públicos importantes
mantidos em situação de abandono

Outra questão preocupante é que não dá para confiar nas reformas feitas pelo prefeito. Ele já é conhecido pelos procopenses tanto pela extrema dificuldade para tocar obras dentro do prazo, como também pela má-qualidade depois do serviço pronto.

A Praça Botafogo, onde aconteceu a bárbara destruição denunciada, é um exemplo entre os vários locais públicos que nesses dois mandatos de Hannouche não puderam ser bem aproveitados pelos procopenses por causa deste descaso administrativo que, no fundo, é um mero jogo eleitoral do prefeito.

Em todo o período de seus dois mandatos sucessivos, nada foi feito na praça, que gradativamente foi se deteriorando. Com esta falta de manutenção a armação de ferro do quiosque foi toda perdida, como pode ser visto nas fotos. Com o abandono praticado pela administração Hannouche, vândalos também foram tomando conta do espaço público, destruindo e sujando com pichações o local.

A própria estátua do coronel Francisco Moreira da Costa, o fundador da cidade que oficialmente dá nome à praça, ficou durante muito tempo pichada da forma que pode ser vista na foto ao lado, feita por nós em maio do ano passado. O desrespeito e a destruição do patrimônio público foi denunciado várias vezes por moradores da região, sem que o prefeito Hannouche tomasse alguma providência.

Hoje os procopenses sabem que o abandono de locais importantes como a Praça Botafogo é uma artimanha eleitoral planejada, fazendo da deterioração do patrimônio público uma arma política.

4 comentários:

procopense disse...

VAI SER UM ANO MUITO DIFÍCIL PARA A DEMOCRACIA EM NOSSA CIDADE.
TEM PESSOAS QUE NÀO ENTENDEM QUE O PODER É TRANSITÓRIO.
ENTRETANTO NO DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2012 A FARRA ACABA.
ACREDITO QUE ANTES DISSO MUITAS COISAS NEGATIVAS ACONTECERÃO.

Armando disse...

É incrível que com todo o poder que tem o prefeito Amin Hannouche ainda tem inveja dos prefeitos anteriores!!!

Anônimo disse...

É barra pesada a falta de respeito, mas é o esperado desse tipo de político. Os procopenses vão dar o troco nas urnas.

Anônimo disse...

nasci em Cornélio,fazia alguns anos que não visitava a cidade.Qdo voltei,fiquei horrorizada com a decadência da cidade,já que tudo parece abandonado pelo poder público.Cheguei a chorar...