quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Confirmados Mantega, Miriam Belchior e Tombini no governo de Dilma Roussef

VEJA ONLINE, Merval Pereira, 24 de novembro de 2010


A equipe de transição de Dilma Rousseff confirmou, em nota divulgada às 14h50 desta quarta-feira , os três primeiros nomes da equipe do novo governo: Guido Mantega, permanece no Ministério da Fazenda, enquanto Alexandre Tombini (diretor de normas do Banco Central), assume a Presidência do Banco Central e Miriam Belchior (coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC), vai comandar o Ministério do Planejamento. No caso de Tombini, a indicação ainda depende do aval do Senado.

“A presidente eleita determinou que a nova equipe assegure a continuidade da bem sucedida política econômica do Governo Lula – baseada no regime de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal – e promova os avanços que levarão o Brasil a vencer a pobreza e alcançar o patamar de nação plenamente desenvolvida”, informa o texto divulgado pela assessoria da presidente.

Ainda na tarde desta quarta-feira, os novos ministros devem conceder uma entrevista coletiva sobre a formação da equipe econômica da presidente eleita. A entrevista irá acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da equipe de transição.

Os nomes anunciados nesta quarta-feira já haviam sido divulgados informalmente por fontes ligadas ao grupo de transição. O primeiro a ter o nome confirmado por Dilma foi Guido Mantega.

Depois de definir os principais nomes da equipe econômica, a presidente eleita se dedica agora a escolher o “núcleo duro” de seu governo. Só depois disso é que irá se debruçar sobre a escolha dos outros ministérios – alvos da cobiça de petistas e aliados, especialmente os do PMDB e do PSB.

Também nesta quarta-feira, o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, aceitou um convite de Dilma Rousseff para integrar o novo governo. De acordo com ele, a presidente eleita ofereceu a ele mais de uma opção de cargos. A decisão final ainda não foi tomada.

Nenhum comentário: