sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Prefeitura de Londrina reduz horário de atendimento e entidades temem prejuízo à população

JORNAL DE LONDRINA, 27 de agosto de 2010

A medida visa reduzir o custo com horas extras dos servidores, que hoje chega a R$ 18 milhões por ano.


O secretário de Gestão Pública, Marco Cito, anunciou nesta quinta-feira (26) que o horário de atendimento na prefeitura de Londrina será reduzido a partir do dia 1º de setembro, funcionando das 12 às 18 horas,. A medida visa diminuir o custo com horas extras dos servidores, que hoje chega a R$ 18 milhões por ano. Procon, Saúde e Acesf continuarão em horários estendidos. Entidades temem prejuízo no atendimento.

“A carga horária do servidor é de seis horas. E, por causa disso, tínhamos que trabalhar com escalas para atender das 8 às 18 horas”, explicou Cito. Segundo ele, a escala dificultava a integração necessária entre serviços.

O prefeito Barbosa Neto (PDT) admitiu, durante entrevista coletiva, que o recurso utilizado para o pagamento de hora-extra está fazendo falta aos cofres municipais. “Nós temos dificuldades de caixa na prefeitura. Isto não é segredo para ninguém”, afirmou. A expectativa é que o trabalho dos servidores e o atendimento à população seja mais eficiente. “Gostaríamos de ter o expediente atendendo em todos os setores [durante] 12, 10 horas por dia”, declarou.

Atendimento - Para Cito, a população não será prejudicada. “A praça de atendimento, que trabalhava com poucos funcionários por turnos, terá 100% dos servidores em um só horário, o que agilizará os serviços”, afirmou. Todo mês de setembro será considerado um período de adaptação e flexibilização para que os servidores se adéquem ao novo horário, principalmente aqueles que estudam ou tem outras atividades. “A partir de outubro, no entanto, todos deverão estar trabalhando no novo horário”, afirmou.

O secretário não soube estimar o valor que será economizado com a medida. “Ainda não temos este levantamento principalmente porque as horas extras geradas em trabalhos em campo continuarão a ser pagas”, disse.

Esta, no entanto, será uma medida a ser analisada pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina. O presidente da entidade, Waldomiro Grade, admitiu que a redução no horário poderá ser prejudicial. “A princípio pode haver prejuízo à população. Vamos querer ver se a medida será eficiente do ponto de vista da prestação do serviço público.”

O presidente do Sindicato dos Servidores (Sindserv) de Londrina, Éder Pimenta, reconheceu que a redução no horário poderá gerar determinada economia. “Se formos analisar, gera economia de energia elétrica. Mas a prefeitura tem os outros cálculos”, disse. De acordo com ele, o atendimento ao público pode ser prejudicado. “Vai reduzir em quatro horas.”

Ainda segundo Pimenta, não há o que discutir em relação aos horários dos servidores. “A decisão do horário de trabalho, dentro da jornada de 30 horas semanais, é uma prerrogativa do empregador. Não temos como questionar. Estamos conversando com a prefeitura um período de adaptação, para quem trabalhava de manhã”, afirmou.

Grandes cidades
Entre as grades cidades do Paraná, somente Ponta Grossa, município menor que Londrina, localizado nos Campos Gerais, têm o expediente municipal em apenas um período, na parte da tarde. Em Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá, o atendimento da prefeitura se dá o dia todo, com algumas variações no horário, como o período do almoço.

Nenhum comentário: