quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dez anos da cassação de Belinati: a luta que deu força à ética no Paraná


INSTITUTO AME CIDADE, 24 de junho de 2010

Nos dez anos da cassação de Belinati, a homenagem aos londrinenses, que representados pelo movimento Pé Vermelho! Mãos Limpas!, fizeram um movimento cívico sem precedentes no Paraná, levando à cassação do prefeito Antonio Belinati (PP) em 22 de junho de 2000, pela Câmara Municipal.

Belinati, que hoje é deputado estadual também pelo Partido Progressista, o notório PP, que tem no político Paulo Maluf seu mais expressivo significado simbólico, foi cassado no meio de seu terceiro mandato. Ele perdeu o cargo acusado de comandar um esquema milionário de corrupção em Londrina, segunda maior cidade do Paraná.

O ex-prefeito já havia sido afastado da prefeitura pela Justiça no mês anterior à cassação. Também foi preso duas vezes no decorrer dos processos a que responde até hoje. Belinati já respondia à ações civis do Ministério Público que indicavam o desvio de cerca de R$ 16 milhões do orçamento da prefeitura, quando foi cassado por gastos indevidos de publicidade na inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI), uma obra da área da saúde construída para reforçar seu estilo populista de governo.

Na imagem com referência na mensagem que encantou o mundo e levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, a lembrança de que o trabalho pela ética está sempre acendendo a esperança e evitando que a má-fé tenha o domínio sobre a vida dos brasileiros.

Clique na imagem para ela ficar maior

9 comentários:

Sim, nós podemos disse...

Gostei da lembrança do procopense no comentário dado texto anterior.
SIM, NÓS PODEMOS.
QUE slide maravilhoso, de UM HOMEM, que disfarçado de cordeiro NA VIDA POLÍTICA., prejudicou tanta pessoas por ambição pessoal, inclusie os pais pobres.
DEUS É MARAVILHOSO. Este HOMEM e sua família, ainda nem começaram
a sofrer.
O advogado dele deve estar multimilionário com o dinheiro dos impostos paggos por nós londrinenese.
FOra, para sempre.

Procopense disse...

Para o prefeito de cornelio
Para o deputado de cornelio
Para 8 vereadores de cornelio

SIM, NÓS PODEMOS

De Olho disse...

É isso aí! A vigilância é que impede a ação antiética. Com uma população de olho nas prefeituras é mais difícil meter a mão nos cofres públicos.

MARILIA disse...

É isso mesmo gente, a população deve exercer sua função fiscalizadora, afinal, os recursos públicos são oriundos da contribuição de cada cidadão.

Londrina é um exemplo do poder da cidadania.

E por falar em exemplo, os moradores do Jardim Vitória Régia, em Cornélio Procópio também são exemplo de cidadania.

Organizados, colheram 600 assinaturas num abaixo assinado contra a doação feita pelo município para empresa Denis Douglas Leite (do sobrinho do radialista José Leite - Rádio Graúna), num bairro residencial, onde funcionaria um Centro de Eventos.

Na verdade a lei nem deveria ter sido aprovada, já que o bairro onde se localiza o imóvel doado é residencial, mas, pra variar, só quem observou isso foi a vereadora Aurora, que votou contra o projeto de lei, os outros 8 vereadores votaram a favor.

Com o início das obras, a população se revoltou com a situação. Buscou apoio no legislativo, mas, como de costume, alguns vereadores, ao invés de defender o interesse público, defendeu o interesse particular.

Ricardo Leite Ribeiro por exemplo, saiu em defesa da empresa - sempre que fez menção ao investimento referia-se como 'nós vamos' (ele e a empresa???? como assim ????)

Levou uma invertida, duvidou da capacidade de organização da comunidade. Disse que meia dúzia de pessoas não concordavam e que ele fazia questão de conversar com cada um deles.

Ao contrário do que o vereador pensou, quase seiscentas pessoas assinaram o abaixo assinado - inclusive o irmão dele (seria necessário um mês para ele convencer pelo menos 20 pessoas por dia rsrsrsrs).

O prefeito, quando percebeu a organização da comunidade, chamou a associação de moradores pra conversar, e, espelhando-se no chefe da nação, alegou nada saber... (tava viajando, não sabia de nada tadinho)

Conclusão - o local não será mais um Centro de Eventos.

PARABÉNS VITÓRIA RÉGIA
QUE SIRVA DE EXEMPLO AOS DEMAIS...

AH... SE O POVO SOUBESSE O PODER QUE TEM...

PARABÉNS AME - MATÉRIAS EXCELENTES - TOMARA QUE LEVEM AS PESSOAS A REFLETIR.

Anônimo disse...

O GAECO precisa chegar até Cornélio Procópio...

A atuação do Grupo de Combate ao Crime Organizado foi de fundamental importância no caso de Londrina.

Não existirão corruptos se não existirem corruptiveis.

A atuação destes políticos ocorre em rede e o combate precisa acontecer através de grupos organizados como o GAECO.

Afinal de contas, o grito dos oprimidos pelo MP local ecoa, ecoa, mas não dá retorno algum.... snif, snif.

Cássia disse...

É isso mesmo, com a população de olho nos políticos não só pudemos como poderemos muito contra a corrupção. E em Cornélio o Instituto Ame Cidade dá um exemplo de cidadania.

Anônimo disse...

O povo quando orientado pode.
Infelizmente em nossa cidade o povo é enganado pelos seus representantes legais ( prefeito e vereadores principalmente ).
Povo briguem por seus direitos, denuncie, mesmo que o MP não disponha um tempo e uma atenção maior, uma hora eles encontrarão alguem que tomem atitude de verdadeiro defensor do oprimido e mais fraco.
E daí eles estarão na situação do tão corrupto quanto eles Antonio Belinatti.
O AME esta a nossa disposição,
agradeço a Deus pela sua existência e a seus integrantes pelo trabalho desenvolvido em pról de nossa comunidade.
Para finalizar lembrar uma vez mais os bandidos integrantes do PP que tiveram problemas em suas vidas politicas, por corrupção, cassação, denuncias absurdas, etc. Severino Cavalcante, Paulo Maluff, José Janene, Antonio Belinati, Luiz Carlos Amancio, e o nosso prefeito, bem este é integro, cumpri com todos seus compromissos como prefeito, mudou totalmente a vida do procopense para melhor, pois a saúde vae muito bem, a cidade esta linda, as ruas todas enfeitadas, sem buracos, os bairros embelezados, não existe consumo de drogas na cidade, o frigorifico do peixe exportando seus produtos, o clube do povo tornando os dias melhores à população mais carente, a praça Brasil com seus chafariz, sendo usada pelos jovens para patinação, carrinho de rolemã, motoclos, ou sei lá o que, alias acho que nem eles sabem o que vai sair daquele monte de entulho coberto com terra, os moradores do Distrito de Congonha feliz sorrindo de alegria com suas recem construídas casas, prometidas na campanha política, em fim Cornélio Procópio é so alegria.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com as colocações anteriores inclusive do intitulado. Anônimo disse, e acrescento, GAECO, por favor socorra o povo desta cidade abandonada e entregue ao banditismo.

Anônimo disse...

GAECO venha para cornelio que voces vão ter tratabalho até se aposentar.